5 de mar. de 2015

COMUNIDADE TERRA NOVA ACOLHE ESTUDANTES DO CURSO DE MANEJO FLORESTAL

Dia 04 de março de 2015, a Comunidade Terra Nova em Massapê acolheu a turma do Curso de Manejo Florestal, organizada pela Empresa de Consultoria Ambiental Nordeste Reflore em parceria com a Fundação CIS, com o objetivo de conhecer a proposta de produção de carvão ecológico trabalhada pela comunidade utilizando o coco do babaçu, tendo como forno o tambor metálicos (de 200 litros). Esta técnica possibilita uma queima mais equilibrada do material (cavaco do coco do babaçu) em quatro (04) horas de queima. Este processo garante uma melhor qualidade no produto final.  

Uma saca de carvão está sendo vendida pela comunidade por R$ 12,00 (doze reais). Estas comunidades estão localizadas na APA - Área de Proteção Ambiental da Serra da Meruoca, e se utilizam de carvão no preparo de seus alimentos. A utilização do carvão vegetal do coco babaçu evita a queima de madeira e reduz o desmatamento.

Os participantes da Visita de campo viram ainda a extração da massa do mesocarpo e a confecção de azeite do babaçu.


O Instituto Carnaúba vem desenvolvendo o projeto Conservação, Recuperação e Uso Econômico Sustentável nas regiões da Serra da Ibiapaba e da Meruoca com financiamento do TFCA/FUNBIO.

*Instituto Carnaúba
(88) 3611.8134










   

Um comentário:

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.