PROJETO BABAÇU

Projeto Conservação, Recuperação e Uso Econômico Sustentável do Babaçu nas Serras da Meruoca e da Ibiapaba



Objetivo Geral: Desenvolver ações socioambientais e econômicas da cadeia produtiva do babaçu, fortalecendo a agricultura familiar e o agroextrativismo, com garantia da segurança alimentar e nutricional, energética, geração de emprego e renda, organização comunitária e associativa, aperfeiçoando e desenvolvendo através da assistência técnica, novas tecnologias sociais integradas e de fácil acesso, em comunidades rurais da Serra da Meruoca e Ibiapaba, na perspectiva de um desenvolvimento sustentável duradouro.


O projeto contará com cursos, seminários, oficinas, visita de intercambio, visita técnica, dias de campo, UB da amêndoa do babaçu, distribuição de mudas e assessoria técnica. Os atores envolvidos serão 120 famílias de agricultores (as) familiares extrativistas dos municipios de Massapê, Meruoca, Graça, Tianguá e Viçosa do Ceará.

O BABAÇU

O bioma Caatinga estende-se por praticamente todo o estado do Ceará (quase 100%), ocupa um território predominantemente coincidente com a região denominada Semiárido Brasileiro.
O Brasil possui a maior biodiversidade do mundo, estimada em cerca de 20% do número total de espécies do planeta, o que demonstra a importância do estudo das potencialidades dessas plantas. Dentre essas potencialidades, destaca-se o babaçu, palmeira encontrada em território brasileiro, caracterizada pela graça e beleza da sua estrutura.
O babaçu é uma espécie pioneira e dominante em áreas abertas, onde forma babaçuais maciços, ocorrendo em baixa densidade em floresta fechada.
A Serra da Meruoca e a Serra da Ibiapaba possuem um grande potencial do babaçu. O projeto atuará nos municípios de Meruoca, Massapê, Graça, Tianguá e Viçosa do Ceará.

Nenhum comentário: