17 de dez de 2007

PROJETO DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL DA CAATINGA


O Projeto Rio, Educação, Floresta e Desenvolvimento Sustentável estar sendo realizado pelo Instituto de Ecologia Social Carnaúba com a parceria do Fundo Nacional do Meio Ambiente – FNMA, Ministério do Meio Ambiente, Governo Federal. Para melhor compreensão e entendimento do público trabalhado, intitulamos o projeto como: PROJETO DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL DA CAATINGA.

O Projeto tem atuação em 08 municípios: Sobral, Meruoca, Alcântaras, Forquilha, Cariré, Groairas, Santana do Acaraú, Massapé. Iniciamos as atividades deste projeto na realização de oito “Seminários Desenvolvimento Sustentável da Caatinga” um por município trabalhado pelo projeto. Os mesmos foram realizados nas sedes dos Sindicatos do Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais o qual tivemos como parceiros na realização dos seminários. Obtivemos ainda, a participação do dr. João Ambrósio Araújo Filho (Pesquisador da EMBRAPA e Prof. Da Universidade Estadual Vale do Acaraú) que realizou palestra em todos os seminários.

Nos seminários identificamos os agricultores familiares que iriam participar do projeto. A partir da ir, já íamos formando as turmas para participarem dos cursos que serão desenvolvidos pelo projeto.

Os cursos estão sendo realizados no Centro de Treinamento da Meruoca, cada curso como uma carga horária de 20 h/a. Três cursos já foram realizados: 1)Curso em Agrofloresta e Manejo Sustentável de Áreas Nativas e Reflorestamento. 2)Curso de Capacitação em Manejo Florestal com ênfase na Caatinga. 3) Curso de Capacitação em Legislação Ambiental Auto-Avaliação de suas Propriedades e as medidas Saneadoras.

O Curso é composto por aulas teóricas e práticas. Como a turma é formada por agricultores/as da Serra e do Sertão, estamos trabalhando com possibilidades agrícolas para os dois ambientes. Para tal, a turma já esteve visitando a comunidade Santo Elias na Meruoca, conhecendo o trabalho desenvolvido pelas famílias em implantação de Sistemas Agroflorestais. Realizou uma aula de campo na EMBRAPA, estudando a experiência do dr. João Ambrósio em Manejo Sustentável para a Caatinga, com a prática em Sistemas Agrossilvopastoril, há dez anos em desenvolvimento, implantado (na Fazenda Crioula) na área da EMBRAPA CAPRINOS na Cidade de Sobral. Visita técnica ao roçado ecológico na comunidade poço salgado, Assentamento Conceição Bomfim – Santana do Acaraú.

Nenhum comentário: