20 de set. de 2013

ECO-CARVÃO DE BABAÇU

O Eco-carvão de babaçu é um dos produtos da biodiversidade da Serra da Meruoca. Produzido a partir do aproveitamento de resíduos e do coco velho de babaçu, o carvão ecológico é o único produzido sem a necessidade do corte de árvores. 
O babaçu é uma das maiores riquezas extrativistas do Brasil e uma importante fonte de renda nas regiões Norte e Nordeste. Na Meruoca é subutilizado, tem muitas áreas cobertas por babaçuais.
Além de garantir a preservação da natureza, este tipo de carvão pode ser uma opção economicamente mais viável aos consumidores. O Eco-Carvão possui densidade e poder calorífico superior aos carvões de madeira e pode queimar por mais de três horas, o que significa uma utilização até cinco vezes menor do combustível.
Além de um ganho mais satisfatório em termos calóricos e de consumo, sua produção é de fundamental importância para a preservação ambiental da Serra da Meruoca. 

A meta do Instituto Carnaúba é difundir a técnica da carbonização do babaçu, transferindo assim essa tecnologia aos produtores rurais.

Por: Expedito Torres.

Nenhum comentário: