Foto:Eli Briseno
A forma de plantio convencional colabora para o aumento do desmatamento, pois com o uso do fogo o agricultor degrada suas terras que produzem por apenas dois anos, sendo necessário que novas terras sejam desmatadas para a realização de novos plantios.
O roçado Ecológico vem para fixar o plantio dos agricultores utilizando técnicas que possibilitem o uso da terra de forma sustentável.
Foto: Eli Briseno
Técnicas com o enleiramento dos garranchos e a manutenção de 200 árvores por hectare garantem o ciclo de nutrientes no solo o que garante todos os anos a possibilidade de novos plantios.
O Roçado Ecológico é uma parte do sistema agrossilvopastorio desenvolvido por Dr. João Ambrosio enquanto técnico da EMBRAPA caprinos em Sobral, consta da parte Agrícola do sistema.
Foto:Eli Briseno
A biodiversidade e a variação de culturas são fundamentais para a segurança alimentar no campo, bem como a manutenção e valorização da vida na Caatinga.
Apostando em experiências exitosas como a de Sr. Paulo na Comunidade Trapiá no mesmo Município e no apoio técnico prestado pelo Instituto Carnaúba é que fez os agricultores juntos trabalharem uma área de 10 hectares com a promessa que chegaram aos 15 hectares até o termino deste ano.
Iniciativas como estas da agricultura familiar que devem ser multiplicadas com a esperança de dias melhores para o nosso sertão e cada vez mas melhorarmos nossas intervenções dentro da nossa rica e tão resistente Caatinga.